Cresce o número de divórcios após os 50 anos
- Coonceitoo Advocacia
- 11 de fev.
- 1 min de leitura

O divórcio cinza se refere ao aumento das separações entre casais com mais de 50 anos. Segundo dados do IBGE, cerca de 30% dos divórcios ocorrem com pelo menos uma das partes nessa faixa etária.
O aumento da expectativa de vida, a presença da mulher no mercado de trabalho, a saída dos filhos de casa, e a busca por satisfação pessoal em fases mais avançadas da vida são alguns fatores que justificam esses dados.
Com menos responsabilidades familiares a partir da meia-idade, muitos percebem que não compartilham mais os mesmos objetivos no casamento, e optam pela separação.
Em muitos casos, o divórcio acaba sendo a solução para conflitos familiares, principalmente em casos de abuso e violência doméstica.
A Emenda Constitucional 66/2010 simplificou ainda mais o sistema de divórcio no Brasil. Não existe mais a culpa pelo fim da conjugalidade.
Basta que uma das partes manifeste a vontade de se separar para que o divórcio seja decretado.
Permanecer em um casamento difícil por décadas já não é mais visto como uma obrigação social, de modo que o preconceito acerca do divórcio diminuiu ao longo dos anos.